Se você deseja abrir uma oficina e começar com serviços de manutenção de moto é preciso estar atento. Além de se especializar para oferecer sempre uma boa assistência e o melhor atendimento, você deve também adquirir um elevador de motos da Metalcava para facilitar e melhorar o seu trabalho.

Mas quais seriam as outras dicas de manutenção de moto? Neste post, separamos algumas delas. Quer conferir? Então, acompanhe!

1. Lubrifique a corra motocicleta

Ao atender um cliente em sua oficina de motos, oriente para que ele lubrifique a corrente a cada 500 Km rodados. Este procedimento serve para evitar o desgaste da corrente, aumentar a vida útil da peça e garantir a sua contabilidade.

2. Calibre os pneus para fazer a manutenção de moto

Outra dica de manutenção de moto é calibrar os pneus. Isso interfere em vários aspectos da mecânica de motos, como a segurança da máquina, o consumo de combustível e a boa performance do motor. Portanto, é recomendado calibrar os pneus ao menos quinzenalmente, sempre utilizando a pressão determinada pelo fabricante.

Ao calibrar, preste atenção a variação de pressão, pois a que é utilizada para rodar na cidade é diferente da recomendada para as estradas. Portanto, fale para o cliente que ao rodar com outra pessoa na garupa, que ele não se esqueça do pneu traseiro. Esse precisa ser calibrado com maior pressão. Além disso, qualquer tipo de informação, seu cliente encontra no manual da motocicleta.

3. Troque o óleo nos intervalos corretos

O óleo lubrificante evita o desgaste das peças do motor, remove as impurezas e limpa suas partes internas. A troca de óleo faz parte do programa de manutenção de moto e precisa ser realizada em todas as revisões.

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No entanto, caso a quilometragem de troca seja alcançada antes da revisão, ela deve ser antecipada para que não ocorra nenhum tipo de desgaste. Geralmente, você deve realizar a troca de óleo na moto do seu cliente a cada 3.000 km. Então, fique atento!

4. Substitua o filtro de óleo

Outra dica de manutenção de moto para o mecânico iniciante é substituir o filtro de óleo, principalmente no caso de motos esportivas ou de alta performance. Afinal, de nada vai adiantar substituir o lubrificante por um novo se o filtro estiver repleto de impurezas, não é verdade? O resultado seria um óleo contaminado e com diversas partículas em suspensão.

5. Ajuste os itens reguláveis

Também é importante ajustar os itens reguláveis. Ajuste e regule o guidão, os pedais de freio, de marcha e altura dos garfos na mesa. Nesse item, tenha em mente que quanto mais acima eles ficarem ajustados, melhor o desempenho da moto em curvas baixas. Porém, em alta velocidade, o desempenho da motocicleta pode piorar.

6. Acerte as suspensões

Regule as molas e a suspensão das motos. Apesar desse ser um item bastante útil na preparação de sua moto para o off-road, muitos não dão atenção necessária para isso. Porém, esse é um ajuste que pode mudar completamente a experiência do cliente no off-road. A suspensão é importante para o motociclista, pois oferece conforto, estabilidade e equilíbrio.

Por isso, na hora de ajustá-la, preste atenção no parafuso de compressão e na porca, em alta velocidade da suspensão traseira, ficam na parte de cima do amortecedor e o parafuso do retorno na inferior. Já para a dianteira, a compressão pode ser em cima e o retorno em baixo. O ajuste deve ser feito com a moto sobre o elevador para motos.

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Recomende também ao seu cliente para regular a tensão da mola da suspensão antes de cair numa trilha, assim como a hidráulica do amortecedor. Isso garantirá um passeio tranquilo para o motociclista.

7. Fique de olho nos cabos

Os cabos também não podem ser esquecidos na hora de fazer a manutenção de moto. Eles precisam de revisão e estão localizados próximos de suas peças correspondentes. Ou seja, o cabo de freio, está próximo à saída do freio e o de embreagem perto da embreagem. Fique atento à vida útil de cada um deles.

Agora que você aprendeu essas dicas de manutenção de moto para mecânico iniciante, você poderá realizar o seu trabalho com mais tranquilidade, não é mesmo?

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