Se você é proprietário ou chefe de oficina de moto ou gerente de loja de motos, sabe o quanto é importante escolher um bom mecânico para a sua oficina. Afinal, é este profissional que estará mais próximo do seu cliente todo o tempo, não é verdade? Mas, como escolher um bom mecânico?

Neste post, vamos dar algumas dicas para você ter um bom profissional na sua equipe e que irá garantir a qualidade dos seus serviços. E aí, quer conferir o artigo com a gente? Então, acompanhe!

[e-book] Como montar uma oficina de motos diferenciada? Baixe nosso material e descubra | Clique aqui | Metalcava

1. Peça indicações

Não contrate qualquer mecânico para a sua oficina de moto. Procure sempre alguém indicado por algum amigo ou parente que já tenham uma boa experiência na área. Lembre-se que o bom mecânico será o “cartão de visitas” da sua oficina, é ele quem vai estar com o cliente.

2. Analise a formação do mecânico

Veja quais os cursos profissionalizantes o candidato a mecânico possui. Verifique para quais áreas é possível contratá-lo. O mecânico que deseja trabalhar em uma oficina de moto deve ficar sempre atento as novidades do mercado e se preocupar sempre em se reciclar como profissional, ou seja, fazer capacitações.

3. Fale com outras oficinas e concessionárias

Além de pedir referências ao mecânico, verifique-as com as oficinas de moto e concessionárias. Peça recomendações e não tenha medo de perguntar os pontos positivos e negativos do profissional. Analise os dados para você escolher um bom profissional.

4. Entreviste o mecânico para sua oficina de moto

Faça algumas perguntas ao mecânico para garantir que ele seja um bom profissional. Uma pessoa capacitada também deve garantir a sua mão de obra. Pergunte ao mecânico como calcula o trabalho. Geralmente, os mecânicos que atuam em oficina de moto trabalham por hora e dão o orçamento de acordo com a dificuldade de cada serviço.

Além disso, o bom profissional é organizado. Alguns têm o costume de trabalhar com planilhas e outros métodos que ajudam a organizar os trabalhos. Veja também se o profissional consegue transmitir confiança em suas respostas e se ele tem a capacidade de usar uma linguagem clara sobre os serviços que irão ser executados na motocicleta.

Peça para ele explicar o que será feito na moto de teste e por quê. Observe se o profissional é simpático e atencioso e se não fica irritado com as suas perguntas. Um bom mecânico deve ser cuidadoso e educado.

Outra pergunta importante é se o mecânico utiliza equipamentos de segurança na hora de fazer os trabalhos. Lembre-se que o bom profissional leva a segurança muito a sério e se cuida.

Também é importante observar como o mecânico trata tanto homens e mulheres. Analise se é com respeito e cortesia. Não se esqueça que todo cliente deve ser bem tratado.

5. Faça um teste com serviços mais simples

Mesmo que o mecânico tenha sido indicado por alguém que você conheça, faça um teste com serviços mais simples. Analise o cuidado do profissional com a moto do cliente e o capricho. Não se esqueça que o cliente também observa a limpeza dentro da oficina de moto.

6. Dê oportunidade para quem quer aprender

Nem todos os candidatos têm muita experiência. Por isso, se você ver que o profissional tem vontade de crescer profissionalmente e aprender, ele é um trabalhador que valerá a pena você investir. E saiba que mesmo que você encontrar um funcionário com bastante experiência também é necessário fazer um bom investimento e capacitá-lo.

Veja como o mecânico reage a proposta de cursos de capacitação e treinamento em equipe. Se ele estiver disposto e participar de capacitações, será um bom motivo para você contratá-lo. Afinal, quanto mais manter o quadro de funcionários atualizados e qualificados para o trabalho, mais você terá sucesso em sua oficina de moto. E ainda, funcionário que participa de uma formação, fica mais motivado e é leal à empresa onde trabalha.

7. Tenha cuidado com o currículo

Analisar o currículo do profissional é muito importante, porém, você não deve contratar alguém só com base no que está escrito no papel. Isso não garante uma boa escolha.

Portanto, muitas vezes você deve deixar os nomes de empresas e funções anteriores de lado e ouvir o que o candidato tem a dizer. Se as expectativas do mecânico de oficina de moto são compatíveis com as da sua empresa, isso é um bom sinal para o seu empreendimento.

8. Analise as redes sociais do candidato

É importante você analisar as redes sociais do candidato a vaga de mecânico de oficina de moto. Facebook, Instagram ou até mesmo Twitter e LinkedIn mostram um pouco do perfil pessoal e até psicológico do mecânico. Portanto, dê uma espiadinha em cada uma delas.

Viu como é fácil escolher um bom mecânico para sua oficina? Agora que você já sabe o que fazer, não correrá o risco de errar na escolha do profissional, não é verdade? Com essas dicas, você terá os melhores profissionais na sua equipe.

Quer aprender um pouco mais sobre oficina de moto? Baixe o nosso Guia e aprenda como precificar os seus serviços!

[e-book] Saiba como precificar os produtos e serviços da sua oficina de motos | Baixar grátis | Metalcava