Qualquer empreendimento para ter sucesso depende do trabalho dos seus colaboradores. E na oficina de motos isso não é diferente. 

Você sabe que o serviço feito pelos mecânicos requer muita movimentação. No entanto, para que a saúde dos trabalhadores esteja sempre em dia é importante cuidar da ergonomia. Mas o que é isso?

Neste post, vamos explicar para que serve a ergonomia na oficina de motos, quais os benefícios e quais os equipamentos você deve adquirir para facilitar o trabalho dos seus colaboradores.

E então, ficou interessado em aprender um pouco mais sobre este tema? Continue lendo o artigo!

[e-book]  Saiba como precificar os produtos e serviços da sua oficina de motos | Baixar grátis | Metalcava

O que é ergonomia?

A ergonomia em oficina de motos nada mais é que uma disciplina. Ela estuda a interação entre os elementos presentes no seu dia a dia e o ser humano. 

A ideia é promover o bem estar no ambiente de trabalho. Como a equipe de mecânicos trabalha, muitas vezes, em uma posição desconfortável, o ideal é que você ofereça equipamentos ergonômicos e que também tenha cavaletes e bancadas.

Assim, seus colaboradores poderão trabalhar com mais conforto sem sobrecarregar a coluna. Lembre-se que fazer tarefas por um longo prazo e pegar muito peso podem causar lesões, principalmente na coluna. 

Por isso, você deve considerar a ergonomia na sua oficina de motos. Pense na proteção do trabalho como um requisito para a qualidade dos seus serviços prestados e o aumento da produtividade em sua empresa.

Para que serve a ergonomia?

Uma das funções da ergonomia é pensar em equipamentos que geram bem estar ao trabalhador e facilitam o seu serviço. Assim, um objeto ergonômico é aquele considerado útil, confortável e agradável de ser usado.

Por isso, muitos ergonomistas contribuem para a elaboração de projetos e máquinas que ajudam nas nossas tarefas do dia a dia.

Muitas empresas, principalmente as que fabricam equipamentos que podem ser utilizados em oficinas de motos, lojas e concessionárias têm engenheiros que desenvolvem equipamentos ergonômicos, ou seja, que facilitam o trabalho de quem os utiliza. 

Um desses equipamentos é o elevador para motos. Ao levantar a motocicleta, ele te ajuda a alcançar as partes mais difíceis do veículo que precisam de manutenção preventiva.

Quais os benefícios da ergonomia?  

Reduz os afastamentos no trabalho

Quando você promove a ergonomia na oficina de motos, você reduz os afastamentos no trabalho. É que quanto mais a sua empresa for adequada para os colaboradores, menos problemas de saúde e acidentes eles terão.

Melhora a qualidade de vida

Quando você investe em ergonomia, você promove a qualidade de vida das pessoas. Uma vez que, através dos equipamentos corretos há diminuição no número de acidentes de trabalho e problemas de saúde, como dores na coluna e problemas na postura.

Valoriza o profissional

A ergonomia também proporciona a valorização profissional. Quando os mecânicos da sua oficina de motos ou loja recebem todo o suporte para exercerem seu trabalho, eles se sentem felizes. Há também a sensação de reconhecimento que influencia a permanência desses trabalhadores em sua empresa.

Aumenta a produtividade

Quando você trabalha com a ergonomia, você aumenta a produtividade na loja de motos e oficina. É que os colaboradores se empenham mais no trabalho, entregam tudo que precisa dentro do prazo estipulado e o cliente se sente satisfeito e feliz. Com isso, mais pedidos e oportunidades surgem para sua oficina de motos.

Quais os equipamentos que facilitam o trabalho dos colaboradores?

Desmontadora de Pneus DPPI

Essa desmontadora foi desenvolvida para desmontar e montar rodas de aço e liga leve. O equipamento sistema de 4 garras pneumáticas acionadas por pedais, atendendo aros de 12’’ a 24’’ para carros e motos. O motor é elétrico trifásico 1cv 220/380V, ou monofásico 1cv 110/220V. 

O descolador é acionado através de pedal, deixando o operador com as mãos livres para executar o serviço. Seu dispositivo de desmontagem tem formato anatômico e rolete evitando danos a roda, O equipamento acompanha manômetro, registro calibrador e espátula. Seu descolador pneumático utiliza pressão mínima de 80 libras. 

Elevador de motos

O elevador de motos serve para você elevar motos de vários tamanhos e aumentar a sua produtividade. Sabe aqueles reparos ou manutenções que você precisa fazer debaixo da moto e ainda fica em uma posição desconfortável?

Com o elevador de motos você não terá mais esses problemas. Ele te ajudará a executar todo o serviço que você precisa.

Balanceadora de motos computadorizada

A balanceadora é um equipamento computadorizado com acionamento motorizado automático; Possui as funções indispensáveis para o correto balanceamento de rodas de aço e liga leve. Inclui: cones, medidor de tala, alicate aplicador de contrapesos e contrapeso padrão para auto calibração.

Viu como a ergonomia é importante na oficina de motos? Agora que você entendeu o assunto, poderá pensar um pouco mais em como oferecer qualidade de vida aos seus colaboradores, não é verdade?

Quer conferir mais conteúdos como este? Acesse o nosso próximo post e confira algumas dicas para se tornar um bom mecânico de oficina de motos! 

[e-book] Como montar uma oficina de motos diferenciada? Baixe nosso material e descubra | Clique aqui | Metalcava