Se você deseja montar uma oficina de motos, saiba que o trabalho do mecânico é um eterno aprendizado. Todos os dias, surgem novidades nesta área. As leis mudam e os fabricantes de equipamentos para a linha duas rodas acompanham o ritmo dessas mudanças. E o profissional que está atualizado, claro, trabalha melhor.

No entanto, para te ajudar a se profissionalizar cada vez mais como mecânico, preparamos este post. Nele, mostraremos quais as experiências desejadas para montar uma oficina de motos e quais os caminhos que você deve seguir para manter-se atualizado. E aí, quer conferir tudo com a gente? Então, acompanhe a leitura!

 

Por que é importante pensar na capacitação de mecânico?

As tecnologias avançam. Pense nas motocicletas que você consertava há dez anos. As atuais evoluíram e por isso, você deve estudar sempre para não ficar desatualizado. Ao conhecer bem o ramo de oficinas de motos, você tem que dominar as novidades e as facilidades que surgem para melhorar seu trabalho.

Além disso, é importante se capacitar para atender bem ao cliente. Afinal, um atendimento de qualidade conquista qualquer consumidor, não é verdade? Portanto, a capacitação profissional serve para você estar bem preparado para administrar e trabalhar em seu negócio.

Planilha Controle de Estoque para sua oficina de motos | Baixar gratuitamente | Metalcava

Quais as experiências desejadas para montar uma oficina de motos?

Saber inspecionar a motocicleta

É importante saber como inspecionar a motocicleta, a fim de diagnosticar os defeitos de funcionamento e suas anormalidades. Além disso, é preciso estudar o trabalho que precisa ser realizado, fazer desenhos e esboços para planejar o roteiro da assistência mecânica.

Cuidar da manutenção

Você como mecânico deve estar preparado para fazer qualquer tipo de serviço. Por isso, para montar uma oficina de motos, saiba como cuidar da manutenção dos órgãos de transmissão, direção, equipamento auxiliar, suspensão e freios.

Realizar o desmonte e a limpeza do motor

Outra dica para você montar uma oficina de motos é realizar o desmonte e a limpeza do motor. Para isso, é necessário seguir as técnicas de mecânica e utilizar as ferramentas apropriadas para eliminar as impurezas e não danificar o coração da moto. Afinal, você não quer que seu cliente tenha uma experiência desagradável na sua oficina, não é mesmo?

Entender de administração

E não basta entender da parte mecânica, é preciso saber administrar o negócio se você deseja montar uma oficina de motos. Então, também é necessário ter noções de administração de empresas, fluxo de caixa e computação para trabalhar com softwares.

Conhecer os equipamentos para a oficina de motos

Outra dica para quem deseja montar uma oficina de motos é, antes de abrir o negócio, conhecer os equipamentos para oficina. Há vários no mercado, como o elevador para motos, que ajuda a fazer a manutenção preventiva e os serviços de reparação. Faça uma pesquisa na Internet e conheça fabricantes como a Metalcava, que tem uma linha completa de equipamentos para duas rodas.

Como se profissionalizar para melhorar os serviços?

Invista em seu desenvolvimento pessoal e profissional

Se você deseja trabalhar com um nicho específico, é preciso investir no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Há cursos de mecânica de motos que exploram várias áreas. Outro ponto importante é que, seja qual for a sua opção, além de te ajudar profissional, os cursos serão proveitosos para sua vida profissional.

Aprenda pelo Youtube

Se você é daquelas pessoas que gostam de conteúdos em vídeos, há vários canais no Youtube sobre mecânica. Eles ensinam a trabalhar com reparos, apresentam novas ferramentas e passam dicas de comunicação e de gestão de oficina de motos. No entanto, para não seguir qualquer canal, busque informações na Internet sobre os mais confiáveis.

Faça cursos

Os cursos, como sempre, são excelentes alternativas para você se atualizar e reforçar o currículo. Há várias opções e você encontrará a mais adequada para o seu orçamento. Hoje, com as facilidades da Internet é possível estudar em casa até de graça. Além dos conteúdos especializados, considere fazer treinamentos de gestão e até aprender um inglês mais técnico.

Agora que você já sabe quais experiências deve ter para montar uma oficina de motos, ficará mais fácil descobrir por onde começar para ter o seu negócio, não é mesmo? Aprenda tudo que puder sobre manutenção e reparação de motocicletas, conheça as novidades em equipamentos e sinta-se preparado para ter sucesso em seu negócio!

Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o nosso próximo post e confira dicas para manutenção preventiva para motos off-road!

[e-book] Saiba como precificar os produtos e serviços da sua oficina de motos | Baixar grátis | Metalcava