É verdade que o trânsito está cada vez mais caótico nas cidades. Por isso, montar uma loja de motos é a certeza que você terá o retorno do seu investimento. No entanto, é necessário planejar todo esse processo, ter noções de gerenciamento e fazer os cálculos necessários dos recursos que você irá precisar.

Entretanto, para que você saiba como montar uma loja de motocicletas sem perder tempo e dinheiro, preparamos este post. Nele, daremos algumas dicas para você começar um negócio de sucesso. Ficou interessado em aprender tudo com a Metalcava? Então, acompanhe o nosso artigo!

1. Conheça o mercado de motocicletas

Sem dúvida, este é o primeiro passo para você montar uma loja de motos. É necessário conhecer o mercado de motocicletas e sua abrangência. Para isso, pesquise, pergunte e veja a realidade do futuro negócio. Depois de obter todas as informações, analise com cuidado e veja se você realmente está pronto ou não para iniciar a loja de motos.

Conheça o mercado de motocicletas | Metalcava

2. Faça um plano de negócios

Fazer um plano de negócios é outra dica importante para quem deseja montar uma loja de motos. Sem este plano, você não tem bons resultados. Com este documento, você terá uma visão mais ampla do cenário e compreenderá todos os passos que precisa dar. Saberá qual é a estrutura que precisa ter para o seu negócio, quantos clientes, investimento e até a estimativa de faturamento.

3. Escolha um local adequado para sua loja de motos

Saber escolher o local adequado para sua loja de motos é um dos passos mais importantes. Por isso, estude bem a localização para instalar o seu empreendimento no ponto certo. Não se esqueça que você precisa ter visibilidade e estar onde as pessoas esperam.

Se você tiver alguma dúvida onde montar sua loja de motos, peça ajuda na Prefeitura da sua cidade. Lá, você encontrará pessoas que poderão indicar as melhores regiões para o seu tipo de negócio.

Entretanto, tenha sempre em mente em abrir a sua loja na região onde há maior fluxo de pessoas, de preferência em um ponto que esteja frente de rua e próximo a serviços similares, como loja de acessórios ou oficina de motos.

4. Acompanhe a montagem da sua loja

Outra dica é acompanhar de perto a montagem da sua loja de motos. Planeje tudo. Esse processo pode levar algum tempo, mas tenha paciência! Encomende equipamentos de empresas como a Metalcava, adquire móveis que precisa, entreviste e contrate profissionais. Treine todos para oferecer um bom atendimento.

5. Divulgue sua loja de motos

Além de cuidar da parte administrativa do seu negócio, é necessário pensar na divulgação. Se você é franqueado, receberá todo o material que precisa para divulgar a sua loja. Além disso, contará com a vantagem de ser uma marca conhecida no mercado. Entretanto, caso opte por abrir sua própria loja de motos, pense em uma divulgação para o seu público-alvo e invista em anúncios de jornais, outdoors, panfletos e estratégias de marketing.

Use as redes sociais para a divulgação da sua oficina | Metalcava

6. Contrate bons profissionais

Para você ter sucesso em sua loja de motos, contrate bons profissionais. Opte por quem tem experiência na área, que seja simpático, prestativo e que goste sempre de se capacitar. Não se esqueça que seus colaboradores serão a cara do seu negócio. Portanto, acerte na escolha da sua equipe!

7. Opte pelas motos mais vendidas

Ao montar sua loja de motos, escolha as que são mais vendidas no mercado. De acordo com a Agência de Notícias do Mercado Automobilístico (Autoinforme), as quatro motocicletas mais vendidas são:

CG 150

CG 125

NXR 150

BIZ

Além dessas motos, tenha um espaço em sua loja para a venda de acessórios de segurança como pneus, capacetes, lanternas, refletores e outros itens.

8. Conheça os tipos de motos

O sucesso da sua loja não está apenas nas motocicletas com mais saída, mas você precisa conhecer o que se vende. Por isso, aprenda tudo sobre os modelos que existem no mercado, como as motos de rua, as esportivas e as tradicionais que respeitam um padrão e são para os consumidores que gostam de motocicletas básicas.

9. Tenha uma lista de bons fornecedores

Outra dica para você montar sua loja é ter uma boa lista de fornecedores. Faça uma pesquisa na Internet, converse com proprietários de oficinas mecânicas para descobrir os melhores fornecedores. Vale a pena conversar com proprietários de concessionárias automotivas, que também revendem motocicletas.

Como você viu, montar uma loja de motos não é uma tarefa tão difícil. Entretanto, você deve planejar, ter equipamentos necessários e produtos de qualidade para oferecer a seus clientes. E claro, uma boa equipe de colaboradores que será a cara do seu negócio!

Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o nosso próximo post e saiba como montar um plano de gestão de sucesso para sua loja de motos!

[e-book] Como montar uma oficina de motos diferenciada? Baixe nosso material e descubra | Clique aqui | Metalcava