Você já sabe o quanto a manutenção preventiva de motos é importante, não é verdade? Sabe também que ela não deve ser feita apenas quando a moto apresenta problemas.

Na verdade, ela serve para evitar o desgaste do motor e das peças da motocicleta. Então, o que é preciso ficar atento na hora de fazer o serviço de manutenção preventiva de motos?

[e-book] Como montar uma oficina de motos diferenciada? Baixe nosso material e descubra | Clique aqui | Metalcava

Para começar, você deve orientar ao seu cliente a ficar de olho no manual da motocicleta. Este documento serve para alertar quando fazer a manutenção preventiva da moto. 

Para as motos mais usadas, tenha cuidado redobrado com a calibragem dos pneus e os níveis de água e óleo. 

Além disso, na hora de fazer a manutenção preventiva de motos, preste atenção aos seguintes itens:

Pneus e rodas

Fique de olho nos pneus e nas rodas. É importante, pelo menos a cada 15 dias checar os pneus da motocicleta. Veja se há algum desgaste e fique de olho em objetos presos como pregos.

Na hora de fazer a manutenção preventiva de motos na sua oficina, faça a calibragem e mantenha os pneus sempre cheios. Aqui no blog temos dicas para você calibrar os pneus com perfeição.

Freios

Os freios é um dos sistemas mais importantes da motocicleta. Portanto, você deve dar atenção a eles na hora da manutenção preventiva de motos. 

Observe as pastilhas dos freios e se elas estiverem finas troque-as. Assim você garantirá a segurança do motociclista. 

Motor

A cada 1000 km rodados você deve verificar o motor das motocicletas. A lubrificação precisa seguir o prazo correto.Isso evitará que o motor e o câmbio tenham desgaste. 

Para fazer essa manutenção, desligue a moto por cinco minutos, segure a motocicleta sem usar o apoio lateral. Após tudo isso, veja se o óleo está certo. 

Luzes

As luzes das motos são discretas, mas essenciais para que seu cliente ande com segurança. Por isso, antes do seu cliente dar a partida na moto, oriente para que ele veja se as luzes acendem.

Já na manutenção preventiva de motos, você deve olhar todos os faróis. Caso observe algum problema, troque as lâmpadas que precisar.

Cabos e comandos

Na oficina de motos, veja se é possível ver se os cabos estão conectados e em bom estado de conservação. 

Para que você consiga aumentar a vida útil deles, use um óleo mais fino a cada 30 dias. Coloque este óleo nos cabos da embreagem da motocicleta. Isso permite reduzir o atrito e facilita a passagem de marcha.

Bateria

A bateria também é outro item que você deve olhar na manutenção preventiva de motos. Ela é difícil de ser acessada, no entanto, se você tiver equipamentos poderá fazer o serviço com mais facilidade. 

Veja se o nível de eletrólitos está correto. Oriente seu cliente para substituir essa peça por uma bateria fechada e selada.

Óleo e Gasolina

Verifique o óleo e a gasolina da moto. Em relação ao óleo, ele deve ser verificado a cada 15 dias. Também é necessário ver a necessidade da troca.

Já a gasolina, diga para não abastecer em qualquer posto e sim naquele de confiança e que tem uma bandeira conhecida. A gasolina mais barata pode ser de má qualidade e prejudicar o funcionamento das peças e do motor da motocicleta.

[infográfico] Saiba os tipos de óleos para moto e  bom funcionamento desse veículo de duas rodas | Baixar grátis AQUI | Metalcava

Corrente

Verifique se a corrente está lubrificada. Caso não esteja, lubrifique-a. Para os dias secos, lubrifique a corrente a cada 500 km. 

Já para os mais quentes ou de chuva, oriente o cliente para lubrificar a corrente sempre que sair de casa. Isso evitará o desgaste e a folga deste item. 

Vela de ignição

Pergunte ao cliente como está o consumo de combustível da motocicleta. Caso esteja consumindo muito, será necessário dar uma olhada na vela de ignição e trocá-la. 

Essa manutenção preventiva ajuda a economizar combustível e diminui a emissão de poluentes no ar. Troque a vela a cada 3 mil km. 

Como você pode ver, é importante ficar de olho nesses itens para oferecer um bom serviço de manutenção preventiva de motos. 

Para facilitar mais o seu trabalho, conte com um elevador para motos e outros equipamentos necessários para sua oficina!

Quer aprender um pouco mais sobre manutenção preventiva de motos? Leia o nosso próximo post e veja como fazer essa manutenção no verão!