Você sabe como analisar concorrência na sua oficina de motos? Quando você faz essa análise, determina seus pontos fortes e fracos. 

E esse é um fator muito importante para construir a imagem do seu negócio. Saiba também que a percepção do seu negócio é como eles o vêem em relação às outras alternativas. 

Por isso, saber porque os clientes preferem a sua concorrência ou decidem apostar nos serviços da sua oficina será uma maneira de te apresentar novas oportunidades. 

Além disso, quando você combina seus pontos fortes com seus pontos fracos identifica áreas nas quais consegue melhorar para se destacar. 

E quando você melhora essas áreas, ajuda a sua oficina de motos a se desenvolver. Já nas áreas que você é forte, dá para identificar as oportunidades nas quais você pode melhorar e se tornar ainda mais competitivo. 

Mas como analisar a concorrência da sua oficina de motos? Neste post, vamos te dar algumas dicas. Acompanhe! 

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Observe os preços dos concorrentes

Saber quanto a sua concorrência cobra pelos serviços também é um fator importante. Por isso, você deve oferecer um melhor serviço a um preço mais baixo.

Essa, sem dúvida, é uma estratégia comprovada. Portanto, pesquise a concorrência da sua oficina de motos e descubra o valor que ela cobra em cada trabalho oferecido.

Caso consiga cobrar menos que eles, lembre-se que é importante estar próximo dessa faixa e/ou oferecer diferenciais que valorizem o serviço da sua oficina e os façam escolher ela. 

Saiba quais são as empresas que atendem o mercado

Muitos motociclistas quando precisam de serviços de manutenção preventiva ou reparos, levam as suas motos em empresas próximas ao local de trabalho. 

As suas empresas concorrentes são todas as oficinas de reparação de motos que atendem o mesmo mercado alvo dentro de uma certa proximidade com sua loja. 

Assim, ao analisar o mercado competidor, você vê que em um nível geral ele seria de reparo de motocicletas, troca de pneus ou algum outro estreitamento da base de clientes. O seu concorrente direto é aquela oficina de motos que atende o mesmo mercado que você presta serviços. 

Analise os negócios perdidos

Quando um cliente novo ou antigo é perdido para a concorrência da sua oficina de motos, você deve descobrir o motivo. Veja o que os atraiu na outra oficina. 

Isso vai te dizer quais as áreas que a sua concorrência tem maior destaque. No entanto, para você virar esse jogo, tenha um programa de marketing preparado.

Também é importante incentivar o relacionamento com seus clientes para que você descubra o que os fizeram procurar os serviços de outra oficina de motos. Essa é uma boa forma de reconquistá-los e trazê-los de volta à sua oficina.  

Use a análise SWOT

A análise SWOT é uma ferramenta de gestão que identifica os pontos fortes e fracos do seu negócio. Você aprende como os clientes se relacionam com a concorrência da sua oficina de motos ou até mesmo de qualquer outro negócio. 

Além disso, a análise SWOT encontra as oportunidades e ameaças ao desempenho do seu negócio. Ela melhora os principais pontos da sua oficina de motos. 

Essa ferramenta de gestão foi criada em 1960. SWOT é a abreviação das palavras Strengths (Forças), Opportunities (Oportunidades), Weakness (Fraquezas) e Threats (Ameaças).  

Se você observar as letras iniciais dessas palavras verá que em português elas formam a palavra FOFA, que é um outro nome desta análise. 

Com essa ferramenta você analisa seus problemas internos que são as suas forças (pontos fortes da equipe e dos seus processos, planejamento da oficina de motos e porque os clientes procuram a sua oficina) e suas fraquezas (falta de capacitação dos funcionários, processos inadequados, porque os clientes escolhem outras oficinas de motos, etc). Entenda que para conseguir corrigir seus problemas, você deverá ser honesto nas respostas. 

Já na avaliação externa, a ferramenta te ajuda a identificar as oportunidades. Você pode analisar se a atual situação econômica do País te traz alguma oportunidade ou até mesmo se um dia chuvoso é capaz de te ajudar a atrair clientes.

Com a SWOT, você passa a ter cuidado com as ameaças ao seu negócio. Os fatores externos podem te ajudar, mas alguns podem também prejudicar o desempenho na sua oficina de motos.

Portanto, ficar atento a isso é você ter condições de antecipar os problemas. E, com certeza, essa será a sua vantagem competitiva. 

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Descubra como você atrai os clientes

Pergunte ao cliente novo porque ele escolheu a sua oficina de motos. Isso te dará informações importantes para melhorar ainda mais seus serviços. 

Aproveite a oportunidade e converse se eles consideraram outra oficina entre a concorrência da sua empresa antes de te escolher. Assim, você conseguirá identificar o que está fazendo de melhor do que eles para as áreas que são importantes para a escolha do consumidor. 

Viu como é importante analisar a concorrência da sua oficina de motos? Agora que você já sabe o que fazer estará preparado para atrair e fidelizar mais clientes, não é verdade? Coloque as nossas sugestões em prática e melhore a gestão da sua oficina! 

Vamos aprender um pouco mais sobre gestão de negócios? Leia o nosso próximo post e aprenda como montar um plano de gestão de sucesso para sua loja de motos!